- Este evento já passou.
Etapa estadual do ENE – Florianópolis
15/junho/2018 | 14:00 - 16/junho/2018 | 18:00
Evento preparatório para III ENE, em abril de 2019, ocorre entre sexta e sábado (15 e 16) no campus da UFSC na capital
Contando com oficinas, debates, grupos de trabalho e uma plenária final, a etapa estadual do ENE foi mantida para este final de semana, apesar do adiamento do Encontro em esfera nacional para o início do ano que vem.
De acordo com a organização do evento, a ideia das etapas estaduais é aglutinar um maior número de pessoas “na articulação da luta por uma Educação Pública, Laica, Gratuita e de Qualidade”. Diante dos retrocessos que vem ocorrendo neste setor nos últimos anos em todos os níveis de ensino, da educação básica à pós-graduação, passando pela educação técnica, tecnológica e superior, “precisamos dar respostas que perspectivem a construção de ‘uma escola pública, classista e democrática’ que elevem o grau de comprometimento com a transformação social das pesquisas realizadas e que estejam em consonância com políticas educacionais que priorizem ‘os de baixo'”, pontuam os organizadores.
É possível realizar inscrição online no evento por meio do formulário disponível aqui. Para saber mais sobre esta etapa do ENE confira o evento criado no facebook. A participação na etapa estadual do III ENE dá direito à emissão de certificado de 20 horas complementares para discentes.
Programação
Serão dois dias de atividades, iniciando na tarde desta sexta, 15.
Sexta-Feira (15/06)
14h-18h – Oficina de Análise Documental de Políticas Educacionais
Dra. Olinda Evangelista – Professora da UNOESC e Professora Aposentada e Voluntária da UFSC/ Pesquisadora do GEPETO/ ANDES-SN UFSC
Dra. Eneida Shiroma – Professora da UFSC/ Pesquisadora do GEPETO/ ANDES-SN UFSC
19h30-20h – Saudação da organização, Histórico do ENE e Protagonismo da Juventude
Camila Arasaki Casarotto – Estudante de Pedagogia/ Militante do CALPe/ DCE-UFSC/ Alicerce/ Resistência
Ana Luzia Garcia – Estudante de Ciências Sociais/ Militante do CALCS/ DCE-UFSC/ UJC
20h-22h – Conferência “A Luta pela Educação Pública no Brasil”
Dra. Marina Barbosa Pinto – Professora da UFJF/ Pesquisadora do NuGea/ ANDES-SN APES
Sábado (16/06)
08h30-12h – Grupos de Trabalho
1 – Trabalho e Formação dos(as) Trabalhadores(as) da Educação
2 – Gênero, Sexualidade, Orientação Sexual e Questões Étnico-Raciais
3 – Financiamento
4 – Avaliação
5 – Gestão
6 – Acesso e Permanência
14h-18h – Plenária Final
Confira a íntegra do convite da organização para participação na Etapa Estadual de Santa Catarina do III ENE
Venha Participar pela Educação Nacional que Juntos Construiremos!
LUTAR E CONSTRUIR O III ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: O III Encontro NACIONAL de Educação (ENE) ocorrerá em abril de 2019, em local a ser definido pela Coordenação Nacional de Entidades em Defesa da Educação Pública e Gratuita (CONEDEP) – composta por representantes de diversas entidades sindicais nacionais e movimentos estudantis – responsável por sua organização e realização. Com base na experiência das edições anteriores e na necessidade de aglutinar um maior número de pessoas são realizados os encontros regionais como etapa preparatória ao Encontro Nacional. NOSSA ETAPA ESTADUAL, em Santa Catarina, será realizada NOS DIAS 15 E 16 DE JUNHO em Florianópolis, na UFSC.
Trata-se de um espaço de articulação da luta por uma Educação Pública, Laica, Gratuita e de Qualidade! Frente aos inúmeros ataques e retrocessos que estamos acompanhando na política educacional, em nível nacional, estadual e municipal, quer seja na na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), na educação técnica, tecnológica e superior, como também na pós-graduação, precisamos dar respostas que perspectivem a construção de “uma escola pública, classista e democrática” que elevem o grau de comprometimento com a transformação social das pesquisas realizadas e que estejam em consonância com políticas educacionais que priorizem “os de baixo”.
Precisamos nos organizar para barrar iniciativas como em prefeituras, que a exemplo de Florianópolis, pretendem não mais realizar concursos para servidores públicos e contratar professores mais precarizados via Organizações Sociais, com salários menores e completamente a mercê daquilo que serão obrigados a oferecer as crianças como novo cardápio educacional. Denunciar a financeirização da educação básica e superior que impõe sua lógica mercantil também para a educação pública, além de disputar e geralmente ganhar as maiores fatias dos recursos públicos colocando escolas e Universidades como espaços de conformação dos pobres e negação de acesso ao conhecimento e à sua emancipação.
Vemos, a cada dia, mais um processo duro de precarização das escolas públicas. As direções precisam ter um grande jogo de cintura para manobrar os poucos recursos que são destinados para a infraestrutura. Isso sem falarmos dos baixos salários dos professores estaduais e municipais. Como se não o bastasse, proliferam-se as contratações via ACT (Admitido em Caráter Temporário), e nunca se abrem concursos para trabalhadores efetivos, essa situação nos submete à uma grande instabilidade sem saber se estaremos empregados no ano seguinte ou, ainda, quanto será nosso salário.
Essa realidade há bastante tempo nos bate à porta, entretanto desde a implantação de do PNE em 2014, a reforma do ensino médio em 2016 e as tentativas de instalação do projeto escola sem partido, ficou claro o objetivo do Estado: precarizar a educação pública para entregá-la de mão beijada ao empresariado. Esse projeto vem sido aprofundado com o Governo Temer, por isso a cada momento torna-se mais claro que nossa única saída é a organização e luta por uma outra forma de educação. Essa articulação deve ter como elemento central a união entre estudantes, professores, técnicos da educação e comunidade.
Por isso convidamos a todos para construir e participar do III ENE – Encontro Nacional de Educação a partir da etapa estadual em Florianópolis, que tem por objetivo debater a conjuntura da educação nessa sociedade, propondo uma luta unitária em torno de várias bandeiras da educação de caráter público, democrático e classista.