Edição de final de ano do EDUCação destaca força do trabalho coletivo no SINASEFE e relembra fatos de 2018

Boletim impresso do sindicato destaca ainda defesa dos Institutos Federais e avanço das forças conservadoras no país, além de discutir rumos da luta em 2019

A última edição do EDUC>ação de 2018 será também a primeira de 2019! Em uma edição especial, com oito páginas, o SINASEFE Litoral leva aos seus filiados um balanço das lutas históricas do Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica, que completou trinta anos em 2018, revê o ano que passou em mobilizações, eventos e realizações da Seção e projeta o que pode ser de 2019 com a eleição de um novo governo avesso aos trabalhadores e suas pautas.

Confira a edição em .pdf

Matéria de capa destaca conquistas do SINASEFE

Mesmo diante de uma realidade de cortes em nossos direitos, é preciso, muitas vezes, reconhecer nossas conquistas para saber os rumos à seguir. Com essa proposta, nosso texto principal nesta edição conversou com militantes históricos do SINASEFE para compreender as bandeiras de luta mais importantes na trajetória do Sindicato Nacional em suas três décadas de história, como elas foram construídas e quais as principais vitórias neste período.

Ainda, como é possível avançar mais e o que esperar para o próximo período. Destaque, também, para o lançamento de revista especial do SINASEFE Nacional trazendo essa trajetória, material publicado no fim de 2018 junto a uma nova marca comemorativa aos 30 anos de Sindicato.

Retrospectiva

Outro destaque desta edição do EDUC>ação é a revisão feita sobre as lutas, mobilização, espaços de formação e mudanças ocorridas no SINASEFE Litoral neste ano de 2018. Fatos como as campanhas contra a implementação do ponto eletrônico no IFC e contra o fim da flexibilização da jornada na Instituição, a construção de cursos, debates e eventos durante o ano e novidades da Seção são rememorados em nosso boletim.

Avanço conservador x defesa da Rede

Ainda nesta edição de passagem de ano, retomou-se os dois lados de uma disputa que deve seguir forte em 2019: a defesa da Rede e sua autonomia em oposição ao avanço do conservadorismo e de perspectivas ‘anticiência’ no país e seus riscos para a educação.

Confira os textos publicados nesta edição:

Organizar para avançar

O que marcou 2018 – Retrospectiva

Nossa Voz: Munição de retrocessos

Educação enfrenta pressão conservadora no país

Em defesa dos Institutos Federais e da Educação Pública

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.