2019 revisitado

Um balanço deste ano em nossa Seção

Diante de um governo obscurantista, que pôs e põe em dúvida os princípios mais básicos da ciência e da educação do país, 2019 foi um ano difícil para todos aqueles que defendem um serviço público gratuito e de qualidade voltado aos trabalhadores e na defesa e avanço de nosso direitos frente aos patrões e governos.

Derrotas como a aprovação da reforma da previdência no Congresso e os cortes realizados na Rede Federal mostraram que o atual governo e suas pautas trarão anos desafiadores pela frente.

Não por acaso, em nosso Sindicato foi tempo de fortalecer a formação política dos trabalhadores!

Assembleias Temáticas

Durante todo o ano uma nova prática se estabeleceu nas Assembleias da categoria. Buscando aliar teoria e prática, as plenárias locais tiveram sempre em seu início espaços de debates com pautas de interesse dos trabalhadores. Temas como o Future-se, os cortes nas instituições federais de ensino e o Encontro Nacional de Educação foram algumas das discussões promovidas, várias delas com convidados especiais enriquecendo o debate.

Curso Como Funciona a Sociedade

Em setembro, a promoção dos módulos I e II do Curso Como Funciona a Sociedade pelo Sindicato deu exemplos práticos e didáticos dos conceitos do materialismo histórico-dialético e sua perspectiva de análise em um evento intensivo de dois dias aberto para filiados e para o público em geral.

Cartaz do terceiro encontro do Ciclo

60 anos da Revolução Cubana

Outro importante evento de formação apoiado pelo Sindicato ocorreu durante os meses de abril a junho deste ano. Organizado pelo professor Nelson Garcia Santos, do Depto. de Ciências Sociais e Filosofia da FURB, um ciclo de debates abordou aspectos históricos da Revolução Cubana, a importância das cooperativas no processo revolucionário e a perspectiva dos trabalhadores no Socialismo Cubano, processo que completou 60 anos em 2019.

Lutas

Se o ano foi de retrocessos, a categoria foi à rua para se contrapor as medidas mais duras de Bolsonaro e seus obscuros interesses.

22/03, no Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência, 15/05, no Dia Nacional de Luta pela Educação (foto 1, da esq. p/ direita), 30/05, em um 2º Dia Nacional em Defesa da Educação, 14/06, na Greve Geral de Trabalhadores (foto 2), e em 02 e 03 de outubro, nas 48 horas de luta em Defesa da Educação. Algumas das datas que simbolizaram a luta contra as medidas do governo, especialmente na área da Educação.

Destaque para as manifestações de 15 de abril, as maiores de oposição ao governo até o momento, infladas pelos cortes de verbas das instituições federais de ensino.

Os cortes, por sinal, foram tema recorrente em nossas publicações. Em abril, nosso site destacava que a prioridade do IFC passaria a ser pagar as contas mais básicas (luz, água, telefone).

Em julho, noticiamos o fim do auxílio alimentação que o Campus São Chico fornecia aos seus estudantes de tempo integral.

Em outubro, levantamento exclusivo publicado no acompanhou também a primeira atividade do Grupo de Trabalho criado pelo IFC para discutir o projeto.

Ainda houve tempo para que a Seção se posicionasse durante a última eleição para Reitoria do IFC e para que, no final de outubro, participasse da mobilização que levou a não aprovação da comunidade à locação de uma área do Campus Camboriú durante Audiência Pública promovida pela Direção daquele Campus.

Em novembro, servidores do IFC participaram ainda do Congresso do SINASEFE representando a categoria.

Potemkin, o periódico científico pioneiro no SINASEFE

Outra iniciativa para aprofundar nossa formação crítica foi o lançamento do Potemkin, em setembro, numa iniciativa inédita dentro do SINASEFE. O periídico científico trouxe como tema de sua primeira edição os trabalhadores e a expansão da educação profissional no Brasil, buscando dar voz à perspectiva desse segmento no processo que levou ao atual status da Rede Federal de Ensino Técnico e Tecnológico.

Tópicos de Leitura

A Seção ‘Tópicos de Leitura’, lançada em outubro, foi concebida como um espaço para compilação de textos, vídeos e análises das pautas mais relevantes dos e para os trabalhadores e as trabalhadoras.

Diante do momento que vivemos, sua primeira edição trouxe textos sobre o Future-se. Em 2020 novas compilações devem vir por aí!

Texto publicado na edição 10 (virada do ano 2019-2020) do EDUC>ação

Confira os outros textos desta edição do EDUCação:

Serviço público em xeque

Reforma muda cálculos de contribuição previdenciária

[Nossa Voz] Trabalhadores no país de Bolsonaro, ano um

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.