Apoio aos que lutam! Moção contra as perseguições políticas às educadoras e aos educadores paranaenses

“Ninguém pode ser punido por atividades sindicais, políticas e por defender a educação pública, gratuita, laica de qualidade para todos!”. Com essas palavras, a direção do SINASEFE Litoral encerra sua Moção contra as perseguições políticas às educadoras e aos educadores paranaenses.

No estado do Paraná, mais de 3.500 trabalhadores/as da educação respondem a sindicâncias e/ou processos administrativos, muitos deles baseados em denúncias anônimas via ouvidorias, sem materialidade ou fundamento legal, movidos contra trabalhadores da educação simplesmente por terem expressado apoio às ações do movimento estudantil paranaense em protesto contra a Reforma do
Ensino Médio, ou por tomarem parte de mobilizações legítimas da própria categoria.

“Esses procedimentos visam criar uma política de intimidação e cerceamento de liberdades democráticas e aos direitos sindicais, utilizando, inclusive, os entulhos autoritários presentes no Estatuto do Magistério elaborado à época da ditadura militar”, argumenta a Moção.

A direção da Seção reafirma sua solidariedade com os trabalhadores em educação do estado do Paraná, contra qualquer tipo de perseguição que viole os direitos fundamentais de organização e de livre expressão.

+ Leia a íntegra da moção em formato .pdf aqui

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.