Assembleia adere a Campanha Salarial Unificada dos Servidores Federais, com indicativo de greve para 9 de março

Na última sexta-feira, 11 de fevereiro, ocorreu a primeira Assembleia de 2022 do SINASEFE Seção Litoral. Além do indicativo de Greve, foi debatido o Passaporte Vacinal e foram eleitos os delegados para a 170ª Plenária Nacional.

INDICATIVO DE GREVE NACIONAL

Foi apresentada na reunião a mobilização dos Servidores Federais, iniciada pelos trabalhadores da Receita Federal, logo no começo de 2022, e que rapidamente ganhou força nas diversas categorias dos servidores federais, que nos últimos anos não têm ganho nem a reposição da inflação sobre os seus salários.

A nível nacional, o SINASEFE já tem defendido o índice de 19,99% de reajuste, que corresponde às perdas inflacionárias de 2019 a 2021, medidas pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) equivalentes aos três anos de governo Bolsonaro.

A pauta contou com a participação de Amália Leite, Coordenadora Geral do SINASEFE Seção Rio do Sul. A dirigente relatou que os sindicalizados aprovaram o indicativo de Greve Salarial na última assembleia e defenderam a importância da construção da greve conjunta entre todas as seções do IFC.

Com a aprovação do indicativo de greve para 09 de março, a Seção Litoral começa a trabalhar nos preparativos para a mobilização da categoria. Uma nova assembleia deve ocorrer nas próximas semanas para tratar do tema.

PASSAPORTE VACINAL e DEFESA DA IN90

Outro debate importante foi a defesa das medidas de proteção contra a COVID-19 que continua com toda a força no início de 2022. A deliberação foi favorável à exigência do Passaporte Vacinal para toda a comunidade acadêmica interna, incluindo servidores, estudantes, terceirizados – e externa, como requisito para ingresso nas unidades do IFC. A Seção Litoral defenderá a adoção do passaporte por meio dos representantes do Consuper, já que o tema deve ser pauta de uma das próximas reuniões do conselho.

Também foi deliberado o apoio à Campanha de “Monitor Covid – Retorno Seguro”, que a Seção segue construindo, além de acrescentar a exigência de contratação de docentes substitutos para não sobrecarregar a carga de trabalho dos docentes que estão em trabalho presencial, por conta do afastamento daqueles que tem assegurado a realização do trabalho remoto pela Instrução Normativa nº 90/2021 do Ministério da Economia.

PLENÁRIA NACIONAL E ELEIÇÃO DE DELEGAÇÃO DA SEÇÃO

Também foi pauta a eleição dos delegados da Seção Litoral, para a 170ª Plenária Nacional, que acontecerá nos dias 19 e 20 de fevereiro, de forma virtual.

Dentre as pautas da PLENA estão as lutas a serem travadas em 2022 contra o Governo Bolsonaro e a Greve Salarial dos servidores federais.

Ainda, ocorreram debates sobre o próximo Congresso Nacional, e deliberou-se pela inclusão de um debate programático, tático e estratégico, para o próximo período, com ampla consulta e participação das bases do SINASEFE, para enfrentar e derrotar o governo Bolsonaro através da mobilização de nossa categoria em conjunto com o restante da Classe Trabalhadora.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.