Plenária realizada em Camboriú também deu novo prazo para prestação de contas da gestão 2015-17 e definiu participação de filiados em formação política que ocorre em janeiro
A Assembleia convocada pela direção provisória do SINASEFE Litoral para esta terça, 28, em Camboriú, definiu a participação dos docentes e técnico-administrativos das sete unidades representadas pela Seção (Araquari, Blumenau – Campus e Reitoria, Brusque, Camboriú, São Bento do Sul e São Francisco do Sul) no movimento de Greve Geral chamado pelas Centrais Sindicais do país para o próximo dia 05 de dezembro. O movimento, de escala nacional e com adesão confirmada por diversas categorias, protesta diante dos cortes que o governo Temer tem feito contra os direitos dos trabalhadores e dos mais pobres do país – especialmente a nova versão da reforma da previdência apresentada ao Congresso esta semana (assista aqui vídeo que aponta as falsidades apresentadas pelo governo e os verdadeiros interesses em ação pela reforma).
O entendimento entre os presentes à Assembleia é que, mesmo que a mobilização esteja baixa neste momento entre os servidores do Instituto, é importante marcar a data com o movimento de greve, dando visibilidade à luta contra a Reforma.
Prestação de Contas e Posse da nova Gestão
A Assembleia também decidiu ampliar o prazo para entrega da prestação de contas da última gestão do Sindicato, tendo em vista a série de dificuldades para sua elaboração até aqui. A reformulação do Conselho Fiscal e dificuldades junto à Contabilidade, feita de maneira terceirizada, atrasou o parecer das contas. Até o início de 2018, o tópico deve voltar à pauta de Assembleia da entidade para que as contas sejam apreciadas pelos filiados.
A definição sobre a prestação possibilitou a pauta seguinte da plenária desta terça, 28, a posse da nova gestão e novo Conselho Fiscal da entidade para o biênio 2017-2019. Com os trabalhos sendo conduzidos pelo presidente da Comissão Eleitoral Central, Herlon Rosa, a solenidade contou com a assinatura dos novos coordenadores, conselheiros e conselheira presentes.
Análise de Conjuntura e Curso de Formação
O momento de análise de conjuntura é sempre um espaço para que os servidores presentes expressem seus pontos de vista sobre o momento atual em seus múltiplos aspectos – da política internacional à mobilização das bases do sindicato. Nesta terça, aqueles que falaram se aprofundaram mais especificamente na dificuldade de mobilizar os trabalhadores do IFC na defesa de suas carreiras e seus direitos.
Mesmo diante de desafios como a implantação de Ponto Eletrônico para os técnico-administrativos e a mudança nas regras da Progressão Docente que dificultam o avanço na carreira dos professores dentro do Instituto, o momento é de baixa mobilização entre os trabalhadores da instituição. Com essa realidade, a leitura foi de que o sindicato precisa se aproximar ainda mais destes debates, além de buscar meios diversos para se aproximar de seus filiados, como o investimento em comunicação institucional e eventos de interesse dos servidores.
Um dos eventos que já estava na pauta da Assembleia e no qual a participação dos interessados foi aprovada é o Curso de Formação em Economia Política promovido anualmente pelo Núcleo de Educação Popular 13 de Maio na cidade de Cajamar – SP. O curso ocorre entre os dias 21 e 26 de janeiro e aborda temas relacionados às lutas pela emancipação da classe trabalhadora e seus desafios.
A Assembleia aprovou como teto de participantes a proporção de um filiado por unidade representada pela Seção, com sorteio caso hajam mais interessados e lista de espera para aqueles que ultrapassem este máximo participem de atividades semelhantes no futuro. As inscrições poderão ser feitas por meio de um formulário, disponível aqui.
Informes, Repasses da última Plenária Nacional e Assuntos Gerais
No ponto de Informes, a direção provisória do Sindicato apresentou algumas atividades realizadas pela entidade nas últimas semanas. Entre elas, a compra de um celular e de softwares de edição para equipar o setor de Comunicação da entidade, a reunião realizada com a Assessoria Jurídica da Seção e a disposição da Direção para se reunir com a Unimed e rever os reajustes no Plano de Saúde, que ficaram entre 13,8% e 27% a depender da modalidade.
Já os repasses da última Plenária pontuaram a falta de acordo da grande maioria das Seções com a proposta de Indicativo de Greve levada pelos representantes do SINASEFE Litoral à Plena, a aprovação das pautas definidas pelo Seminário de Carreira realizado em Brasília nos dias anteriores à Plenária, e a aprovação de um regimento próprio para o Conselho de Ética e demais órgãos de autocontrole dentro da entidade nacional – veja resumo dos trabalhos da Plenária no site do SINASEFE Nacional.
O ponto de Assuntos Gerais, adicionado à pauta no início da Plenária, debateu temas como o planejamento de materiais institucionais do Sindicato, como agendas, canecas e blocos de anotação, e a realização de eventos do próprio sindicato em datas como o Dia do Trabalhador e o Dia do Servidor Público.
Foi definida a produção de um bloco de anotações para ser distribuído futuramente entre os filiados, já os demais materiais e eventos serão levados à reunião da nova gestão do Sindicato que tomou posse na terça.