Na tarde da quarta-feira, 27 de setembro de 2023, foi realizada, de forma virtual, assembleia extraordinária da Sessão Litoral, com a presença de servidores e servidoras de diversos campi.
Informes
No último final de semana ocorreu a 184ª Plena, em formato híbrido, desta vez não houve nenhum representante da Seção Litoral. Nela foi aprovado o Consinasefe, em Brasília, entre os dias 15 e 19 de novembro, que proporá alterações no estatuto da entidade. Confira aqui o Resumo do 1º dia e do 2º dia.
Também foi informado sobre a nota de Repúdio do Sinasefe perante as falas preconceituosas, falsas e estigmatizantes do padre Mateus Réus da Paróquia João Paulo II da cidade de Sombrio, atacando o IFC. Confira a nota completa aqui.
Aprovado Livro Caixa de 2019
Foi recebido pela direção da Seção Litoral o parecer favorável ao livro-caixa de 2019, elaborado pelo Conselho Fiscal. Após apresentação do parecer, os participantes da assembleia manifestaram-se de acordo com a aprovação do livro-caixa.
Campanha Salarial e Jornada de Luta
O Sinasefe Nacional junto com a FASUBRA e ANDES, convocaram uma Jornada de Nacional de Lutas dos Servidores Públicos Federais, entre os dias 2 a 7 de outubro.
Dentro da Jornada de Lutas, 03 de outubro será o dia de paralisação nacional de diversas categorias dos servidores públicos.
A Assembleia aprovou a paralisação no dia 03 de outubro, onde cada Campus deve avaliar a possibilidade da paralisação, com mobilizações e panfletagens, para dialogar com a categoria nossa pauta de reivindicações da Campanha Salarial de 2024.
GT Carreira e GT Políticas Educacionais e Culturais
A proposta da carreira docente já está pronta, disponível no site do Sinasefe. A dos TAES será finalizada e em breve também estará disponível.
Dia 04 de setembro foi instalada a Mesa Específica e Temporária para tratar da carreira docente com o governo, primeira mesa setorial, mas não houve muito avanço. Está agendada a segunda reunião da Mesa para a próxima semana, 06 de outubro, não há data limite para finalizar esses trabalhos.
No GT Políticas Educacionais e Culturais, foi apresentado um documento base e o GT se dividiu em subgrupos. O documento ainda não está pronto. Diversos servidores estão participando para fechar o documento. O documento será apresentado para diversas instâncias, e será dividido por Eixos, entre os tópicos; ensino médio integrado, gestão democrática, financiamento, política de assistência estudantil, educação inclusiva e diversidade, acesso, permanência e êxito, entre outros.
A ideia é que o documento reflita o que o Sinasefe pensa para o desenvolvimento da política educacional na Rede Federal e seja uma proposta dos trabalhadores em educação para a organização da educação pública gratuita e de qualidade. Acompanhe as discussões e documentos aqui.