Reunidos em Blumenau, servidores também definiram delegados para próxima Plenária do SINASEFE e avalizaram processo eleitoral no Sindicato
Nesta terça, 10, os filiados e filiadas à Seção Litoral do SINASEFE se reuniram no Campus Blumenau do IFC para debaterem três temáticas principais: como a categoria se fará presente na greve dos servidores públicos convocada para a próxima quarta-feira, 18; quem representaria a Seção na 162ª Plenária Nacional do SINASEFE, marcada para este final de semana, 13 e 14 de março, em Brasília; como Docentes e TAEs do SINASEFE Litoral avaliam o processo eleitoral em curso para definição da nova coordenação do Sindicato. A Assembleia contou ainda com espaço para as pautas recorrentes de informes e assuntos gerais.
Informes
Sempre o primeiro ponto de pauta das Assembleias, os informes abrem espaço para os filiados repassarem informações sobre as últimas atividades de interesse da categoria.
Nesta terça, os informes principais giraram em torno das reuniões preparatórios que ocorrem em Blumenau e em Joinville para ações no dia 18 de março.
Em Blumenau, o Fórum que congrega diferentes categorias de trabalhadores da região prevê ações durante a tarde do dia 18. Às 13h ocorre panfletagem em frente a Catedral da cidade, no Centro. Às 15h o movimento se desloca para a prefeitura municipal e às 16h a manifestação segue em mobilização para a FURB, local de encerramento do ato.
Já em Joinville as organizações que se juntam no Joinville pela Democracia prevem atividades durante a manhã, a partir das 10h na Praça da Bandeira, com ato a partir das 12h.
Além dos informes sobre a construção dos atos do dia 18, houve espaço para informe sobre a reunião das Seções Sindicais do IFC com a gestão do Instituto, ocorrida na última sexta, 6.
Em resumo, a reunião debateu temas como a flexibilização da jornada no Instituto e a posição da direção diante de medidas como o ofício que proibia a progressão das carreiras dos servidores. O espaço serviu também para uma reunião entre as Seções, em que as demais direções locais informaram que devem fazer ações internas durante o dia 18 de março – mais informações sobre a reunião em nota específica a ser publicada nesta sexta, 13.
Adesão à Greve do dia 18 de Março
Aqueles que se fizeram presentes à Assembleia decidiram aprovar a adesão da Seção à greve da próxima quarta. Foi aprovado ajuda de custos para confecção de materiais como panfletos e faixas e ajuda de custo para os servidores que participarem dos atos fora de suas cidades.
No Campus Araquari também está prevista ação em frente ao Instituto durante o dia 18, além da adesão ao movimento em Joinville.
Delegação para 162ª Plenária Nacional do SINASEFE
Após apresentação das atividades que integrarão a Plenária do próximo final de semana, os presentes definiram quem serão os dois representantes da Seção no evento. A vaga que cabe à Coordenação atual da Seção será ocupada por João Carlos Cichaczewski. Já a vaga de base será de Isaías dos Santos. Evandina Argena da Silva, Priscila Cardoso e Suelen Fruneaux acompanharão o evento como observadoras.
Eleições Sindicais: comissão eleitoral é referendada pela Assembleia
Terminado o período para recursos e a publicação da decisão final da Comissão sobre cada um deles, o período de campanha eleitoral teve início nesta terça com duas chapas concorrendo à coordenação da Seção, ‘Voz Ativa’ e ‘Voz da Base – democracia, transparência e luta’.
Na Assembleia em Blumenau, integrantes da Chapa Voz da Base solicitaram a reabertura do período para recursos, alegando problemas na composição da própria chapa e na organização do pleito eleitoral.
Numa votação de 6 votos a 3 o pedido de reabertura foi reprovado pela Assembleia. Numa segunda votação, o mesmo número de votos definiu apoio dos presentes às ações tomadas até aqui pela atual Comissão.
Não houve tópicos discutidos na pauta “Assuntos Gerais”.