Primeira assembleia online do Sindicato marcou novo encontro virtual para a semana que vem e posição a ser tomada caso retorno da quarentena ocorra sem levar em conta saúde dos servidores
Com a participação de mais de 50 servidores de todas as sete unidades representadas pela Seção, a Assembleia online desta segunda, 30 de março, tomou algumas medidas emergenciais para manter o funcionamento do Sindicato diante das medidas preventivas contra a pandemia de coronavírus no estado de Santa Catarina.
Logo no início das atividades, foi dado informe da parte financeira da entidade diante do fim da prorrogação de mandato da direção neste mês de março. A informação é de que os pagamentos referentes ao Plano de Saúde e ao salário dos funcionários do Sindicato foram agendados para ocorrerem nas datas correspondentes nos próximos meses.
Mandato e eleições
O ponto mais debatido da Assembleia foi quanto às eleições virtuais proposta pela Comissão Eleitoral diante das restrições impostas pelo combate ao Covid-19. Três encaminhamentos foram aprovados em votações ocorridas via chat.
- Eleições serão virtuais – em até um mês a Comissão Eleitoral deve realizar novo pleito por uma ferramenta de votação online ainda a ser definida. A votação pontuou o caráter extraordinário desta medida em função do coronavírus, não passando a ser um método que deva ser replicado em situações menos adversas.
- Prorrogação do mandato da atual coordenação até que uma nova Direção seja efetivada – diante da realidade conturbada em que o país se encontra houve a compreensão de que a Seção não pode se manter sem uma Direção provisória. Além disso, essa coordenação retomaria o controle das finanças do sindicato, que terá suas contas bloqueadas a partir de abril, até que a nova Coordenação assuma de fato o Sindicato.
- Reabertura do prazo para candidaturas ao Conselho Fiscal – com a falta de concorrentes ao pleito nas chamadas anteriores, será reaberto pelo prazo de 10 dias corridos o período de inscrições para aqueles que se interessem em compor o Conselho Fiscal do SINASEFE Litoral. A votação para o Conselho ocorrerá em paralelo ao de eleição da Chapa para Coordenação da Seção.
Nova Assembleia debaterá conjuntura – Greve em pauta caso retorno da quarentena não leve em conta saúde dos servidores
A última pauta da Assembleia debateu novas atividades online durante o período de isolamento social em combate à pandemia de Covid-19.
Ficou estabelecido para semana que vem uma nova Assembleia que analise a conjuntura atual e suas implicações futuras. Controle do trabalho de Docentes e TAEs, Educação à Distância nos Institutos e políticas educacionais de maneira geral são alguns dos pontos da conjuntura a serem debatidos diante do momento que atravessamos.
A proposta prevê o convite para participação de membros da Coordenação Geral do SINASEFE Nacional, assim como membros do Comitê de Mobilização Unificado das entidades SINASEFE, ANDES-SN e FASUBRA que organizam a possível greve da educação neste ano.
Além disso, foi aprovada proposta para que caso o trabalho seja retomado à revelia das medidas previstas pelos órgãos de saúde – como o decreto ventilado pelo presidente Jair Bolsonaro no último domingo– uma Assembleia online seja convocada em seguida tendo como pauta a realização de greve no IFC.