Assembleia define participação em Plena e ação no dia nacional de lutas

10 de agosto, data marcada pelas centrais sindicais do país, será de diálogo e panfletagem nas unidades. Plenária Nacional realizada em Curitiba terá delegação de seis filiados entre delegados e observadores

A recém inaugurada nova sede de Brusque do IFC recebeu na tarde desta terça, 24, a primeira Assembleia do SINASEFE Litoral de sua história. A reunião realizada no Auditório da Instituição debateu conjuntura, definiu representação para 155ª Plenária Nacional do SINASEFE e foi espaço para repasse de informes e discussão de assuntos gerais. Abaixo, confira os destaques da Assembleia.

Informes

Sempre o primeiro ponto de pauta das assembleias do sindicato, o espaço de informes registra as últimas atividades e movimentações da direção da Seção local, da Direção Nacional do SINASEFE (DN) e atividades locais.

A direção da Seção Litoral informou aos presentes sobre a contratação de uma nova funcionária, Ivana Berthon Heller, que exercerá, a partir do mês que vem, a função de Assistente Administrativa na Seção. Informou ainda a ampliação da carga horária da Secretária Cleunice da Silva e, por extensão, a ampliação do horário de funcionamento de sua sede, em Camboriú. A mudança de carga horária foi uma solicitação da própria funcionária, acatada pela coordenação.

Foi dado repasse ainda sobre a mudança de local da sede em Camboriú. Devido a contratação da nova funcionária, aliado à provável solicitação do próprio Instituto para retirada da atual sede de suas dependências por conta de reformas no local, a atual direção está pesquisando um novo espaço nas imediações do Campus.

Outro ponto trazido pela direção foi quanto a possibilidade de mudança da data-base para reajuste do plano de saúde Unimed. Atualmente, o plano é reajustado no mês de dezembro e a direção estuda o impacto financeiro para passar o reajuste para o mês de março. Vale lembrar que no mês da data-base o plano concede alguns descontos para novas adesões e a mudança para março poderia facilitar o recebimento deste benefício para os filiados (leia mais sobre as condições para adesão ao plano aqui).

Na esfera nacional, foram dados informes sobre duas mobilizações ocorridas em Brasília no mês de julho. Entidades sindicais, movimentos sociais e educacionais participaram da mobilização para alterar a proposta de Lei de Diretrizes Orcamentárias que impedia reajustes aos servidores públicos em 2019. Além disso, forte mobilização na capital federal também impediu a votação do projeto do Escola sem Partido em uma comissão especial da Câmara dos Deputados, barrando o evidente retrocesso representado pelo projeto. Recentemente, o SINASEFE Litoral tornou-se signatário da Carta em Defesa da Educação Democrática.

Foi dado repasse também sobre a reunião marcada entre a Direção Nacional do SINASEFE e o CONIF, entidade que representa os gestores dos Institutos Federais do país. A reunião ocorrerá entre os dias 9 e 10 de agosto e terá, entre as pautas, debate sobre o atual processo de implementação do ponto eletrônico nos Institutos (leia mais sobre o combate a implantação do ponto no IFC aqui).

Nas próximas semanas, a DN lançará novas peças da campanha em defesa da Rede Federal. A campanha de caráter nacional já teve algumas peças lançadas neste ano e pretende buscar a solidariedade dos gestores dos IFs, estudantes e comunidade sobre a importância dos Institutos e sua defesa num momento de seguidos cortes de recursos e ameaças a sua manutenção.

Entre os informes locais, destaque para as últimas movimentações de dois Grupos de Trabalho em ação no IFC. O GT que avaliava o modelo de progressão das carreiras Docente e TAE foi finalizado em julho com consultas públicas sobre cada modelo. A minuta para alteração da progressão segue agora para consulta na Procuradoria Jurídica do Instituto e, na sequência, para debate no CONSUPER, Conselho Superior da instituição.

Outro GT debate mudanças na Instrução Normativa 05, que regula o controle de frequência no IFC. A nova minuta proposta pelo Grupo de Trabalho segue para consulta pública nas próximas semanas e não condiciona, em sua redação, o modelo de controle de frequência nem ao ponto manual nem ao ponto eletrônico.

Análise de Conjuntura

O ponto de análise de conjuntura é aberto aos presentes que desejem contribuir com suas opiniões sobre o momento atual na Instituição, no país e no mundo. Após debate que passou, por exemplo, pela necessidade de melhorar o diálogo sobre as necessidades dos trabalhadores num ano eleitoral como o de 2018, foi aprovada participação da Seção nas mobilizações marcadas para o dia 10 de agosto.

Até lá será confeccionado material para divulgação das pautas dos trabalhadores para serem panfleteados nas unidades do Instituto. >> Caso tenha interesse em participar destas atividades, procure o representante local do SINASEFE Litoral em sua unidade (veja aqui a composição de representantes).

155ª Plenária Nacional do SINASEFE

No início do ponto, foram dados repasses sobre as atividades previstas e a programação da Plenária, que ocorre desta vez em Curitiba-PR. Além disso, a Direção local informou que passará a reivindicar a vaga a que tem direito em cada Plenária, sendo espaço de rodízio entre os membros da direção para as próximas Plenas.

Como representante indicado pela Direção, Frederico Bazana será delegado na Plenária. Além dele, Evandina Argena da Silva foi indicada para a vaga da base. Além deles, Carlos Alberto do Santos, Débora Regina Claudiano, Herlon Iran da Rosa e Maysa Eichner da Silva irão à Plenária como observadores.

Assuntos Gerais

Finalizando a Assembleia, o ponto de assuntos gerais levou a dois encaminhamentos. O primeiro deles foi quanto ao ressarcimento de gastos com combustíveis pago pelo SINASEFE Litoral àqueles que comparecem às Assembleias. Antes limitado a um valor fixo, o ressarcimento agora será feito conforme a quilometragem entre as unidades do Instituto. O valor-base estipulado pela direção será de R$0,60 por km rodado e uma tabela com os valores máximos de ressarcimento e mais informações sobre os cálculos realizados será publicada no site do Sindicato nos próximos dias.

Foi aprovada ainda ajuda de custo para participação de até um um sindicalizado membro da CIS (Comissão Interna de Supervisão da Carreira) por unidade do Instituto para participação no IX Fórum Nacional da CIS, que será realizado na cidade de Garopaba entre 23 e 26 de agosto.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.