Na tarde de quarta-feira, 12 de abril, foi realizada assembleia extraordinária da Seção Litoral, com a presença de servidores e servidoras de diversos campi.
CONJUNTURA
A assembleia debateu sobre a violência nos ambientes escolares, e o recente atentado no CEI de Blumenau, que ocorreu no dia 05 de abril. Os sindicalizados destacaram que os governos, municipais e estaduais, e as direções dos campi do IFC têm articulado o aumento das câmeras de vigilância e policiamento nas dependências da instituição.
Os trabalhadores e trabalhadoras da educação entendem que essas medidas não são capazes de conter a cultura violenta e armamentista que se faz presente na sociedade. Os ataques e ameaças às escolas cresceram na mesma medida em que se propagaram os ataques à educação.
Nos últimos anos assistimos cotidianamente o ataque indiscriminado à liberdade de cátedra, às universidades, aos trabalhadores da educação, bem como, o congelamento dos gastos e investimentos, das bolsas de estudo, dos salários e da merenda escolar.
É com a democratização da escola pública, com a valorização da educação e do trabalho, com o envolvimento de toda a comunidade escolar, que será possível trilhar outro caminho para nosso futuro.Foi deliberado que a Seção Litoral irá se posicionar publicamente sobre o tema. A assembleia entendeu que neste momento precisamos discutir coletivamente as proposições para o enfrentamento da violência, que deve passar pela participação democrática de toda a comunidade escolar — servidores, estudantes, movimento estudantil e sindical.
GT CARREIRA E 180ª PLENA
Nos dias 3, 4 e 5 de maio, em Brasília-DF, ocorrerá de forma presencial o GT Carreira, onde serão debatidas as carreiras de docentes e técnicos-administrativos. Os encaminhamentos do GT serão debatidos e votados na 180ª Plenária Nacional, prevista para ocorrer em 6 e 7 de maio. Foram eleitos 2 delegados e 3 observadores para representar a seção.
ENCONTRO REGIONAL SUL
Também foi pauta de debate o Encontro Regional Sul das seções do Sinasefe. 5 servidores e servidoras se inscreveram no formulário de interesse e irão representar a Seção Litoral. O encontro acontece dias 21 a 23 de abril, em Florianópolis/SC e irá discutir e levantar propostas sobre conjuntura, políticas educacionais e carreiras TAE e Docente.