Com participação de sindicalizados e sindicalizadas de todas as unidades de nossa abrangência, a assembleia iniciou com uma avaliação de conjuntura e do movimento grevista. Que continua em todos os campi e reitoria, assim como a disposição da categoria em continuar até que as demandas sejam atendidas. Hoje o movimento está com 580 unidades dos Institutos Federais paralisados em todo país.
Eleição Biênio 2024-2026
A comissão eleitoral, lembrou que dia 25/04 foi dado início ao processo eleitoral, também informou que foi apresentado uma lista preliminar de eleitores e eleitoras e que foram recebidos diversos recursos e todos foram avaliados e deferidos, homologando a lista definitiva de eleitores e eleitoras dia 21/05.
Porém até o momento não foi recebida nenhuma inscrição para Chapa da Direção da Seção e para o Conselho Fiscal. Foi aprovado ampliar o prazo de inscrição das chapas, sem alterar o prazo final de conclusão do processo eleitoral e a prorrogação da atual direção e sem alteração do número de membros proposto no Regimento eleitoral.
Em breve a Comissão Eleitoral irá informar o novo prazo no site do sindicato: https://www.sinasefe-ifc.org/litoral/eleicoes-bienio-2024-2026/.
Avaliação das novas Propostas do Governo
A Assembleia avaliou negativamente e como insuficientes as novas propostas apresentadas pelo Governo, tanto para os docentes quanto para os TAEs. As propostas maquiam vários números e não apresentam nada de relevante para as carreiras, além de nenhum aumento para 2024. A assembleia rejeitou a proposta do Governo por ampla maioria.
Em seguida foi iniciado o debate sobre a sugestão de contraproposta do CNG (Comando Nacional de Greve) para o Governo, que será debatida na 191ª PLENA. Por ampla maioria, foi aprovado levar uma contraproposta para o Governo, com sugestões de alterações para a mesma.
Quanto ao item “Reajuste Salarial” (0% em 2024, 9% em 2025 e 9% em 2026), sugeriu-se a rejeição do 0% para 2024 e sugeriu-se a projeção do IPCA deste ano que é 4,5%.
Na proposta para os Docentes, o Ponto 3 da contraproposta (Redução de nível de 13 para 10) foi rejeitado, pois se perde 3 steps. O ponto 4 (Diminuir o step de 25% para 22,5%) também foi rejeitado. A categoria entendeu que Essas propostas não são boas para os docentes que estão na metade da carreira.
Também foi ressaltado a importância de colocar a revogação das INs (Instruções Normativas) no documento.
Eleição Delegados para 191ª
A assembleia foi finalizada com a eleição de duas delegadas para representar a Seção Litoral na 191ª Plenária Nacional do Sinasefe, além de 2 observadores.