Congresso definirá nova composição da Direção Nacional do SINASEFE, representante dos docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para os próximos dois anos. Evento ocorre em Brasília-DF e tem participação de sete delegados e três observadores da Seção Litoral.
Primeiro dia do Congresso foi de credenciamento, que ocorreu durante todo o dia, e de atividades introdutórias e preparatórias para os demais dias de debates.
A tarde de atividades iniciou com saudações de organizações dos movimentos sociais, partidos políticos e das chapas que participam da atual Direção Sindical. Nas manifestações, a unidade foi a palavra de ordem para o momento. Unidade para agir em defesa dos direitos dos trabalhadores, para combater o conservadorismo e avançar nas lutas.
Os debates em plenário iniciaram na sequência, com a apreciação, alteração e posterior aprovação do Regimento Interno do Congresso e do Código Eleitoral do Congresso, que determinam conjuntamente as regras para condução dos trabalhos nos demais dias de atividades.
Já invadindo a noite deste sábado, foram apreciados problemas de credenciamento ao Congresso e votados recursos contra as decisões de Plenárias Nacionais (Plenas) que haviam julgados culpados dois sindicalizados em Comissões de Ética internas do SINASEFE.
Conforme definido em Assembleia, acompanham o Congresso como delegados do Sindicato Débora Regina Claudiano, Evandina Argena da Silva, Guilherme Migliorini, Herlon Iran da Rosa, Isaias dos Santos, João Carlos Cichaczewski e Rúbia Graziela de Souza Sagaz. Além deles, participam como observadores Carlos Alberto do Santos e Sidnei Skarbek, e o jornalista da Seção, João Moura.
>> Veja fotos do Congresso na página do facebook do Sinasefe Nacional