Unidade na ação entre sindicatos para barrar reforma administrativa. Vagas da direção seguirão disponíveis.
Nesta quinta, 10, o SINASEFE Litoral realizou assembleia online tendo como pauta a recomposição de sua direção, além dos tópicos recorrentes de informes, análise de conjuntura e assuntos gerais. Veja como foi:
Informes
Entre os informes, o mais longo e importante foi dado pelo Coordenador Geral da entidade, Fernando Braz. A pedido de um dos filiados durante a última Assembleia, a realidade financeira da Seção foi apresentada, mostrando as movimentações financeiras mensais e a situação do caixa da entidade. A apresentação mostrou que os gastos fixos do sindicato estão sob controle, o que abre espaço para ações pontuais diversas, como investimentos em ações conjuntas dos sindicatos e doações a movimentos sociais.
Também houve informes sobre as últimas ações do sindicato, como o parecer feito sobre o teletrabalho no IFC, a cobrança para que o Instituto apresente como está sendo afetado pelos cortes na educação promovidos pelo governo e a reta final para o envio de artigos ao periódico científico Potemkin, mantido pela Seção Litoral.
Foi levantada ainda preocupação com as ações em debate no Congresso, como a que debate o homeschooling, atualmente na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, e que promove esse formato de educação não escolar, realizada pelos próprios pais – o que tende a limitar o desenvolvimento de ideias pelas crianças e adolescentes.
Análise de conjuntura
O tópico não constava na convocação da assembleia, mas foi incluído por sugestão de um dos presentes. Neste ponto, destaque para os assuntos mais atuais em debate.
A CPI do Senado que investiga as ações do governo durante a pandemia, a aprovação da Reforma Administrativa em Comissão da Câmara – e como os servidores trabalham em conjunto para tentar barrá-la, os grandes atos contra o governo ocorridos no dia 29 de maio, a possibilidade de retorno ao presencial num período de cortes nos Institutos, a dificuldade de atuação e avanço das pautas dos trabalhadores nos dias atuais. Esses foram alguns dos tópicos trazidos ao debate durante a Assembleia, um espaço que é, também, de troca de conhecimentos e divisão das opiniões dos servidores sobre o momento atual.
Recomposição da Direção
Não houve interessados para compor a atual Direção, que segue com algumas posições adjuntas vagas – Secretaria Geral Adjunta, Tesouraria Adjunta, Secretaria de Comunicação e Formação Política e Sindical Adjunta, Secretaria de Pessoal Adjunta e Secretaria de representação do Campus Blumenau e Reitoria Adjunta.
Foi aprovado que o tópico retornará às Assembleias até que todas as secretarias sejam recompostas.
Assuntos Gerais
Nos últimos meses, o Sindicato tem dobrados esforços na defesa da carreira dos servidores e contra a reforma administrativa em curso no Congresso. Para isso, tem se juntado a mais de quarenta sindicatos de servidores públicos de todo o estado de Santa Catarina num fórum de servidores.
O fórum tem realizado campanhas com outdoors, artes para redes sociais e, agora, contratou um serviço de assessoria de imprensa para aumentar a presença deste debate nos meios de comunicação tradicionais como rádio e TV.
Foi proposto e aprovado neste ponto da Assembleia que o Sindicato será a entidade a realizar os pagamentos dos serviços, com posterior rateio entre as entidades.