Cinco técnicos-administrativos e dois docentes fizeram parte da delegação enviada pelo Sinasefe Litoral ao 29º Congresso do SINASEFE (Consinasefe), nos dias 26 a 29/03, em João Pessoa, na Paraíba. De caráter estatuinte, o Consinasefe reuniu 393 delegados – eleitos pelas bases -, representando 54 seções sindicais dos 20 Estados e Distrito Federal.
Sob o tema “O Sinasefe e um Novo Sindicalismo Classista e de Luta”, o 29º Consinasefe deliberou sobre os seguintes temas : 1. Campanha Salarial 2015; 2. Mudanças Estatutárias; 3. Concepção e Estrutura Sindical. Os temas foram o foco das teses escritas e defendidas pelos sindicalizados. As deliberações do 29º CONSINASEFE já estão disponíveis no site: www.goo.gl/yQakev. São 29 itens referentes à campanha salarial, três itens de alterações estatutárias, quatro inseridos como propostas de caráter geral e duas moções (ambas de repúdio).
Segundo o coordenador-geral da seção Sinasefe Litoral, Isaías dos Santos, também foram incluídas como bandeiras de luta a extensão da RSC aos técnicos-administrativos, aposentados e de IFES militares. “Além disso, foi aprovada a alteração de 20% para 15% no repasse da verba das seções para a Direção Nacional do Sinasefe”, destacou o membro da direção do Sinasefe Litoral, Sérgio dos Santos Souz. Essa alteração significa mais recursos para as bases construírem a luta.
Durante o evento, o coordenador-geral da seção, fez intervenções sobre a “Reforma dos Meios de Comunicação”, que acabou sendo aprovada e inserida como umas das bandeiras de luta do Sinasefe. “A forma como os meios de comunicação funcionam no país é um retrocesso, é uma tentativa de desconstruir qualquer tentativa de exercer a cidadania”, destacou Isaías durante o Consinasefe.
Confira as fotos aqui.