DIA NACIONAL DE LUTA: Sindicato promoveu rodada de eventos em defesa dos Institutos Federais

Entre segunda e quarta-feira, eventos em Blumenau, Brusque, Araquari e São Bento do Sul debateu com servidores os ataques à concepção de ensino dos IFs do país e a importância da defesa da educação pública diante de um cenário de incertezas futuras.

Realizados em quatro campi e na Reitoria (Blumenau), evento tinha como foco a campanha nacional promovida pelo SINASEFE intitulada “Ataque aos Institutos Federais: por que nossa rede está em risco?”.

Concebido na última plenária nacional da entidade, a agenda de atividades fez parte de uma programação maior promovida por diversas entidades sindicais entre os dias 03 e 05 de dezembro.

Pouco antes da data, foi lançada também campanha online em defesa da rede federal, que traz mais informações sobre os riscos enfrentados pelos Institutos diante de medidas como a Reforma do Ensino Médio e do autointitulado “Escola sem Partido”, movimento de censura e perseguição ideológica que apoia uma perigos lei contra a liberdade de ensino atualmente em tramitação no Congresso Nacional.

Confira aqui a primeira Cartilha da Campanha em Defesa da Rede Federal do SINASEFE. O material, dividido em cinco eixos, apresenta informações para instrumentalizar a luta dos trabalhadores diante das repetidas ameaças à existência da Rede. Na pauta questões como o combate ao assédio moral, ao projeto Escola Sem Partido, à Reforma do Ensino Médio e à reestruturação dos institutos federais. Além disso, a defesa de bandeiras de lutas 1da categoria também estão na Cartilha, como a flexibilização da jornada (30h) e o combate ao ponto eletrônico na Rede Federal.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.