ENCONTRO REGIONAL SUL: confira resumo e documentos lançados pelo evento

Realizado entre os dias 21 e 23 de setembro de 2018 no Auditório do Campus São José do IFSC, Encontro das seções do SINASEFE do sul do país acabou tendo como pauta principal a preocupação com a Instrução Normativa 02, lançada pelo governo federal neste mês de setembro.

Foto: Luciano Faria

Juntando servidores de cinco Institutos Federais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, Encontro foi marcado em seu primeiro dia pela participação em ação dos trabalhadores do IFSC na defesa da jornada flexibilizada naquela Instituição, ameaçada pela gestão assim como ocorre no IFC, além de um curso de formação sobre Educação e o Mundo do Trabalho ministrada pelo professor do IFC, Ricardo Velho.

No sábado, segundo dia de Encontro, houve palestra sobre violência de gênero e sua ocorrência no interior dos Institutos Federais, além de troca de experiências entre os presentes sobre a carreira docente e técnico-administrativa em educação na região e debate sobre a conjuntura atual com a presença de representantes das Centrais Sindicais com participação na direção do SINASEFE Nacional.

O último dia de evento tratou dos riscos representados pelas ‘reformas’ trabalhista e da previdência em curso no país e para elaboração dos documentos que resumem as atividades ocorridas no Encontro. Houve espaço, ainda, para uma conversa entre as Seções Sindicais do IFC para construção da resistência ao fim da flexibilização da jornada no Instituto e a importância da unidade entre os que lutam.

Confira abaixo os documentos lançados pelo evento.

Carta Política do Encontro Regional Sul – SINASEFE

Durante três dias, trabalhadores da educação de cinco Institutos Federais do sul do Brasil debateram. durante a realização do Encontro Regional Sul, como organizar a luta por uma sociedade mais justa e uma educação de qualidade socialmente referenciada. Para tanto, a defesa da REDE FEDERAL no âmbito do SINASEFE é uma tarefa imediata.

Participamos, na assembleia realizada no dia 21 de setembro, no Campus Continente do IFSC, da luta concreta com os colegas contra uma arbitrariedade da gestão de impor um retrocesso nas práticas de atendimento à comunidade. Também estudamos qual a relação entre as reformas da educação e a forma capitalista de produção da existência social; debatemos a violência de gênero; discutimos a conjuntura com as organizações políticas que militam dentro do SINASEFE; fizemos uma rica socialização das experiências de flexibilização da jornada de trabalho nos Campus e do funcionamento dos pontos TAE e docente; aprofundamos o entendimento sobre as reforma da previdência e trabalhista. Além. é claro, da troca de cuias de chimarrão, de poemas, de olhares, que criam a fundamental solidariedade e consciência de classe.

Na luta à quente, no frio da sala, aos gritos de justiça, nas reflexões solitárias após as atividades, afirmamos a necessidade da participação ativa na luta de resistência que o momento exige.

Do Sul do país, dizemos: não nos rendemos, nenhum direito a menos!

São José, 23 setembro de 2018.

Moção de apoio aos companheiros perseguidos políticos

O cenário da luta de classes no Brasil está acirrado. Os trabalhadores resistem, lutam, sofrem, morrem, mas não cansam de buscar uma sociedade mais justa e igualitária. Nesse sentido, é preciso criar relações de companheirismo, os quais compartilham o mesmo pão, de camaradagem, os que compartilham o mesmo ar, para podermos suportar os ventos fortes que sopram contra nós.

Coerente com essa compreensão, nós, trabalhadores da educação, reunidos no Encontro Regional Sul do SINASEFE, aprovamos essa moção de apoio e solidariedade às companheiras, Elenira Vilela, professora do IFSC, que sofre processo por defender os estudantes do Instituto; a companheira Daniela Cristina Kassner, auditora do IFSC, demitida por perseguição política; ao companheiro Wagner Damasceno, professor da UFSC, que sofre uma ação civil pública de improbidade por participar das mobilizações na Universidade; ao companheiro Ricardo Scopel Velho e Maicon Fontanive, trabalhadores do IFC, que sofrem perseguição por construir um Câmpus em área de reforma agrária; e ao companheiro Leandro Spezia, presidente do Sindicato dos Bancários de Blumenau, que foi demitido pelo Banco Mercantil do Brasil, mesmo estando em mandato sindical.

Dizemos a todos esses companheiros e camaradas e a muitos outros perseguidos pelo mundo por lutarem, ESTAMOS JUNTOS E VENCEREMOS!

ENCONTRO REGIONAL SUL – SINASEFE,
23 de setembro de 2018.

Carta Política do Encontro Regional Sul - SINASEFE
Moção de apoio aos companheiros perseguidos políticos

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.