Oficinas e mesas debateram temas como a linguagem, a representatividade, e a história do feminismo durante dois dias de programação no mais novo Campus do Instituto
Demarcando a necessidade de debater e avançar no combate ao machismo e às diversas formas de opressão na sociedade, a I Semana Feminista do Instituto Federal Catarinense em São Bento do Sul juntou estudantes, servidoras e a comunidade da região do planalto norte catarinense e de outras partes do estado durante os dias 8 e 9 de março.
Apostando na diversidade de formas possíveis para debater a desigualdade entre homens e mulheres na sociedade, o evento teve espaços multitemáticos.
Durante o primeiro dia de evento, 08, duas oficinas focaram em ações artísticas e linguísticas, desenvolvendo reflexões sobre o papel da arte e da contestação ao machismo nessas áreas.
A mesa de abertura, a noite, teve como convidadas as mulheres do Coletivo Mulheres em Movimento, de São Bento, e tratou de questões como a desigualdade no mercado de trabalho e as formas de violência contra a mulher ainda muito presentes em nosso cotidiano.
Além das convidadas, destaque para as participações que antecederam a palestra. Sobre o palco, as únicas estudantes do sexo feminino que cursam os cursos de graduação no IFC São Bento, relataram suas experiências pessoais quando escolheram cursar Engenharia de Controle e Automação ou Engenharia de Computação.
Piadas e frases de desencorajamento sobre a capacidade que teriam elas, mulheres, diante de cursos como esses foram relatados. Para elas, comentários pequenos sim, mas que, quando ouvidos cotidianamente, tem potencial para machucar e desmotivar.
Já no segundo dia, as oficinas da tarde abordaram a história do feminismo, a cargo das professoras Maria Gisele Peres e Rosana Cuba, e a temática de gênero e sexualidade, com a presença do Coletivo Feminista Ana Montenegro e do UNA LGBT de São Bento do Sul. A evolução das demandas das mulheres, por um lado, e a evolução do debate sobre as diferenças existentes entre sexo, identidade de gênero e orientação sexual, por outro, trouxeram reflexões distintas à programação.
Concluindo os trabalhos, a exibição do documentário “Quem matou Eloá?” retomou a temática da violência contra a mulher e contou com uma roda de conversa capitaneada também pelo Coletivo Feminista Ana Montenegro.
A I Semana Feminista do IFC São Bento do Sul teve organização do Grupo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade do IFC (GEGS) e contou com apoio da Seção Litoral do SINASEFE.
Confira mais fotos do evento: