Evento “Cem anos depois da Revolução Alemã: socialismo ou barbárie nos dias atuais” encerra os eventos de formação do SINASEFE Litoral a partir das 19h do dia 05 no Auditório do Bloco J do Campus I da FURB com a presença da professora e pesquisadora Maritania Camargo
O processo de revolução socialista sufocada pelas forças conservadoras após o fim da 1ª Guerra Mundial na Alemanha, entre o fim de 1918 e 1919, é o tema de Debate especial promovido pelo SINASEFE Litoral neste mês de dezembro.
O fim da primeira grande guerra, que completou seu centenário neste ano, marca também a transição, na Alemanha, para o que hoje é conhecido como “República de Weimar”, período histórico entre 1918 e 1933 – ano em que o Nazismo chega ao poder no país, o que desencadearia, alguns anos mais tarde, a II Guerra Mundial.
Mas entre o fim da I Guerra e a consolidação do poder em Weimar, o que se viu no pais foi um período de revolta popular inflada pelo descontentamento dos trabalhadores alemães diante dos seguidos anos de conflito internacional e inspirada pelos ideais de poder ao povo da Revolução Russa de 1917.
O processo de traição de setores que se diziam “moderados” para caça e morte das lideranças socialistas marca o período, que acaba com a execução de figuras históricas como Rosa de Luxemburgo, considerada até hoje uma das maiores líderes socialistas da história.
Para debater os meandros daquele processo e tirar deles ensinamentos para os dias atuais, o debate na próxima quarta, 5 de dezembro, no Auidtório do Bloco J do Campus I da FURB terá presença da professora e pesquisadora Maritania Camargo. Camargo possui graduação em Letras pela UNIVILLE, foi membra da direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública de Ensino (SINTE) e colabora com a revista América Socialista e o jornal Foice & Martelo.
Confira aqui a localização do Campus I da FURB