É com pesar que o SINASEFE Litoral registra o falecimento do professor Nildo Aparecido de Melo, docente de geografia do Campus Brusque do IFC.
Natural de Presidente Prudente-SP, Nildo residia em Brusque desde 2016, quando ingressou no Instituto. Neste tempo, construiu a educação pública e fortaleceu a comunidade ao coordenar projetos como de dois aplicativos, um para incentivar a coleta seletiva de lixo em Brusque, e outro que monitora as cheias do Rio Itajaí-Mirim – rio que atravessa a cidade do vale catarinense. Nildo também era atuante na Rádio IFC Web, projeto do Campus Brusque, em que apresentava o Geonews, podcast sobre questões do meio-ambiente e preparação para o Enem.
O sepultamento de Nildo ocorre às 13h, no Cemitério São João Batista, em Presidente Prudente.
Primeira morte de servidor do IFC em decorrência da COVID-19
Nildo lutou contra a covid-19 nas últimas duas semanas, desde que foi diagnosticado no dia 29 de maio. Com 50 anos e sem comorbidades, ele se junta a triste estatística dos mais de 487 mil brasileiros que perderam a vida em função da doença.
Na última assembleia da Seção, na semana passada, foi exposto o resultado do levantamento pedido pelo SINASEFE Litoral ao IFC sobre o número de mortos por Covid na instituição.
Segundo os dados do Instituto, até aquele momento nenhum servidor ou servidora do quadro havia falecido – o que, na avaliação dos filiados presentes na Assembleia, atesta o acerto da manutenção do trabalho à distância neste momento e enquanto a comunidade em torno do IFC não estiver plenamente imunizada.
Infelizmente, um ano e três meses depois da primeira morte por coronavírus em nosso país, enquanto parte considerável do mundo já imunizou grande parcela de sua população e começa a ver a pandemia perto do fim, perdemos o primeiro servidor do IFC em decorrência da doença.
A Seção Litoral se solidariza com toda a comunidade do IFC enlutada, familiares e amigos de Nildo. O IFC decretou luto de três dias em função da morte do servidor.