Com muito pesar nos solidarizamos com as famílias das vítimas de mais um atentado covarde, ocorrido desta vez na escola Estadual Professora Helena Kolody, de Cambé, norte do Paraná. Um casal de jovens namorados tiveram suas vidas e sonhos interrompidos de forma brutal. Mais duas famílias deixaram seus filhos na escola sem saber que eles não voltarão, que conversas e abraços não serão mais possíveis.
Triste realidade que se impõe a nós educadores e educadoras, famílias, estudantes, e mais que isso, a todos amigos e amigas. Sempre através da violência mais brutal e covarde contra crianças e adolescentes. As escolas sempre foram locais em que comunidades e famílias deixam o que mais lhe é precioso, seus filhos e seus sonhos futuros, e por isso é tão doloroso quando esse lugar de aconchego vira palco de uma barbárie.
Entendemos que essa escalada de violência é potencializada pelo crescimento da cultura armamentista, somado ao crescimento da intolerância (em todos os sentidos; políticos, de crenças, de raças, de gênero, a tudo que é diferente).
Precisamos construir uma cultura de paz! Em nossas escolas, em nossas famílias e em nossa sociedade, para que nossas crianças cresçam seguras e se tornem cidadãos e cidadãs comprometidos com a transformação da sociedade num lugar fraterno e solidário, livre da violência.