O Sinasefe Litoral manifesta seu apoio ao Professor de História, Carlos Eduardo Bartel e à Professora de Artes, Aline Meyer do Instituto Federal Catarinense (IFC) que foram alvos de perseguição política nas redes sociais.
Em 9 de junho, servidores de Ibirama paralisaram as atividades do IFC por 24 horas, com o apoio dos estudantes, que se uniram ao ato. Essa mobilização se somou a luta nacional, contra o bloqueio de 14,5% do orçamento de universidades e institutos federais de ensino, feito pelo governo federal.
Durante a manifestação, o professor Carlos postou uma foto no seu perfil do Instagram, ao lado da professora Aline, ao fundo aparece uma bandeira do Brasil com pintura propositalmente inacabada, simbolizando a falta de recursos para a educação, e a hashtag #TiraAMãodoMeuIF.
Desde então o professor e a professora, vem sofrendo com uma campanha de difamação feita por bolsonaristas e políticos locais. Isso configura claramente uma perseguição política e um ataque pluralidade de ideias e livre manifestação.
Nos colocamos ao lado dos professores e da Seção de Rio do Sul do Sinasefe.
Sinasefe Litoral,
01 de dezembro de 2022.