Na segunda parte da série que apresenta os resultados da pesquisa realizada entre abril e maio deste ano com os servidores do IFC, apresentamos as opiniões dos docentes do Instituto que participaram da pesquisa sobre seus relatórios e avaliações, outra maneira de controle do Instituto sobre a produtividade de seus servidores. Trazemos também a opinião do conjunto de docentes e técnicos sobre o Sistema Integrado de Gestão (SIG), sistema composto por múltiplos módulos para, em tese, facilitar a gestão interna do Instituto.
Docentes falam de seus métodos de controle e avaliam sistema de ponto eletrônico para os TAEs
A pesquisa realizada pelo SINASEFE Litoral abrangia, além dos TAEs, destaque de nosso primeiro texto, o controle sobre os professores do Instituto.
Foram três as questões feitas aos Docentes:
- Em média, quantas horas por mês você dedica para o preenchimento de relatórios que justifiquem sua frequência no Instituto?
- Qual sua opinião sobre a obrigatoriedade desse tipo de relatório?
- Qual sua opinião sobre a implantação do controle de frequência eletrônico para os TAEs do Instituto?
Os resultados são apresentados nos gráficos a seguir. Confira:
SIG – Sistema Integrado de Gestão
Além da preocupação quanto ao ponto eletrônico em si, os servidores do IFC questionam também a forma como a gestão do Instituto pretende implantá-lo. Nos testes realizados até o momento, o controle seria feito por meio do SIG, sistema com diversos módulos para acompanhamento da gestão, adquirido pelo Instituto junto à Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
A pesquisa do Sindicato incluiu o grau de satisfação com o SIG por conta dos questionamentos dos servidores ao Sistema. De acordo com eles, o sistema apresenta problemas em diferentes módulos já em uso, como o controle de protocolo e de biblioteca, e, por isso, seu uso para o controle da jornada dificultaria ainda mais o cotidiano do trabalho.
O questionário do Sindicato questionou docentes e TAEs sobre o SIG. As respostas apontam descontentamento e falta de treinamento para utilização do sistema, como pode ser conferido a seguir.
>> ATUALIZAÇÃO – julho de 2018
confira os resultados da pesquisa e alguns apontamentos da Direção do Sindicato sobre seus significados
>> OPINIÃO DOS SERVIDORES: os TAEs e o ponto no IFC
>> OPINIÃO DOS SERVIDORES: Docentes dão sua opinião e Sistema SIG é avaliado
>> OPINIÃO DOS SERVIDORES: os intervalos de trabalho e refeitórios no Instituto
>> PONTO ELETRÔNICO: o que aponta a pesquisa de opinião com os servidores do IFC
Leia também:
Em campanha de boicote, sindicato aponta problemas no controle eletrônico de frequência no IFC
O processo levado a cabo pela gestão do IFC para implantação vem sendo acompanhado pelo SINASEFE Litoral. Confira AQUI nossos textos sobre o tema.