Com tema “Os impactos da contrarreforma do ensino médio na educação pública”, volume do periódico do SINASEFE Litoral recebe contribuições até 10 de outubro.
Continua aberto até 10 de outubro de 2022 o período de submissão de artigos científicos e resenhas críticas para publicação no próximo volume do Potemkin, periódico científico da Seção Litoral do SINASEFE.
Buscando desenvolver e destacar as reflexões dos servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e de educadores de todo o país, o periódico aceita contribuições inéditas dentro das normas especificadas a seguir.
O quinto volume do periódico contará com um dossiê intitulado “Os impactos da contrarreforma do ensino médio na educação pública”, propõe-se a aprofundar o debate sobre esse tema tão urgente, que apresenta consequências para a formação dos estudantes, para a carreira das e dos profissionais da educação e para a garantia do direito a uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada.
Desta forma, o número pretende tratar de questões relacionadas à formação e à carreira docentes, às mudanças e tensionamentos nos cursos superiores e técnicos, incluindo discussões sobre financiamento, currículos, concepção de formação; tanto nos Institutos Federais como no restante da rede pública. Mas também está aberto o espaço para artigos e resenhas que não tratem desse tema, desde que sejam pertinentes à categoria
Confira abaixo as normas para envio dos artigos:
Normas gerais
Artigos e resenhas serão submetidos à Editoria Executiva, ao Conselho Editorial e/ou a conselheiros ad hoc.
O Conselho do periódico reserva-se o direito de proceder a modificações de forma e sugerir mudanças para adequar artigos e resenhas às dimensões do Potemkin e ao seu padrão editorial.
Os textos devem ser inéditos e seguir as condições apresentadas a seguir de acordo com seu formato.
Endereço para envio dos originais e esclarecimento de dúvidas: potemkin@sinasefe-ifc.org
Artigo científico
O artigo deve ter uma extensão máxima de 40 mil caracteres com espaços (aproximadamente 15 páginas) e estar formatado conforme as regras a seguir:
- Formato .doc ou .odf. Fonte Times New Roman, tamanho 12. Espaçamento 1,5cm.
- Margens: 1,5cm em todos os lados, sem campos de cabeçalho ou paginação.
- Notas devem ser curtas e acompanharem o documento formatadas como notas de rodapé (Times New Roman, tamanho 9, espaçamento simples).
- Citações longas devem ser formatadas com margem esquerda de 4cm, fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples. Devem ainda serem traduzidas quando em língua estrangeira.
O artigo deve conter, nesta ordem:
- Título (uma linha) e subtítulo (máximo de 2 linhas)
- Identificação de autoria (titulação principal, instituição de vínculo e e-mail profissional)
- Resumo (máximo de 800 caracteres) com os principais pontos e argumentos apresentados no texto.
- Palavras-chave (mínimo de 3 e máximo de 5 termos)
- Corpo do texto (formato sugerido: Introdução, desenvolvimento e conclusão/considerações finais.
- Referências Bibliográficas (formato ABNT NBR 6023 de nov. de 2018, com referências efetivamente citadas no texto)
- Currículo breve do(s) profissional(is) que assina(m) o texto. Cerca de 10 linhas contendo endereço profissional completo, telefones e emails para eventuais contatos dos editores.
Resenhas críticas:
Máximo de 8 páginas (cerca de 21.600 caracteres) seguindo as regras de formatação listadas abaixo, título breve e referência completa da obra resenhada (título, autoria, edição, local, editora, ano da publicação e número de páginas).
Regras de formatação
- Formato .doc ou .odf. Fonte Times New Roman, tamanho 12. Espaçamento 1,5cm.
- Margens: 1,5cm em todos os lados, sem campos de cabeçalho ou paginação.
- Notas devem ser curtas e acompanharem o documento formatadas como notas de rodapé (Times New Roman, tamanho 9, espaçamento simples).
- Citações longas devem ser formatadas com margem esquerda de 4cm, fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples. Devem ainda serem traduzidas quando em língua estrangeira.
Prazo PRORROGADO para envio – Número V
Prazo final para contribuições ao Número V (2º sem. 2022), do Potemkin: 10 de outubro.
Os conceitos e afirmações contidos no texto, bem como a respectiva revisão vernacular, são de responsabilidade do(a) autor(a).
Apresentação do periódico
Potemkin é um periódico científico voltado para debates sobre Educação e Mundo do Trabalho mantido pelo SINASEFE Litoral, Seção Sindical representante dos servidores das unidades Araquari, Blumenau (Campus e Reitoria), Brusque, Camboriú, São Bento do Sul e São Francisco do Sul do Instituto Federal Catarinense (IFC).
O quinto número da publicação é lançado no segundo semestre de 2022 e novos números estão planejados em periodicidade anual.
O nome do periódico, Potemkin, homenageia a obra do cineasta soviético Sergei Eisenstein O Encouraçado Potemkin (1925), considerado até os dias atuais uma das maiores obras da história do cinema, e a revolta de marinheiros (1905) que o filme retrata, um dos momentos de virada da sociedade russa pelo fim do regime czarista em vigor na época.
ISSN 2674-8762 (online) | 2674-8045 (impressa)