Embora o sindicato tenha como principais funções a luta pela garantia de direitos, qualidade de vida e de trabalho dos nossos servidores, o plano de saúde foi o principal motivo que estimulou a criação, no dia 6 de outubro de 2010, da Seção Sindical Litoral do Vale do Itajaí (SC) do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Câmpus Camboriú. Na ocasião, foi realizada a sua primeira Assembleia Geral para eleição da direção provisória composta por servidores do IFC – Câmpus Camboriú.
Empossada, a diretoria contou com o engajamento de vários servidores para regularizar toda a documentação, desde a obtenção do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) à regularização junto ao Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). Mesmo com os empecilhos ao longo da trajetória, em novembro de 2010, o Sinasefe Litoral já assinava o contrato com plano de saúde e caminhava para o processo de cadastramento dos servidores no Sindicato.
Em março de 2011, o Sinasefe comemora o cadastro de 99 sindicalizados e a expansão da seção para os Câmpus de Araquari e São Francisco. Tivemos também a primeira entrada de recursos oriundos da contribuição dos servidores. No mês seguinte, em assembleia, foi deflagrado o processo eleitoral e aprovado o seu regulamento.
No dia 27 de abril de 2011, 75 sindicalizados, de um total de 115, participam nos câmpus de Camboriú, Araquari e na Reitoria da eleição da primeira direção da seção Sindical do Sinasefe Litoral. Com 97,33% dos votos válidos, a chapa “Ética e Cidadania” é eleita. Entre as realizações da primeira gestão estão: 1) Cadastro dos servidores no portal do Sinasefe Nacional; 2) Contratação de plano de saúde; 3) Contratação de escritório de advocacia e contabilidade; 4) Participação em eventos de abrangência nacional e também em encontros com as seções do IFC.
Em 2011 e 2012, a seção teve um papel importante nas duas greves, o que representou ganhos importantes para a categoria, tanto financeiros, quanto estruturais. Conseguimos reajustes entre 15 a 45%, escalonados em três parcelas. Tivemos também o reconhecimento do DI /DIII, RSC para os docentes, valorização da capacitação dos TAEs, recursos e condições para capacitação docente e dos TAEs, entre outros.
Final de abril de 2013, uma nova chapa é eleita com 92% dos votos válidos para o Biênio 2013/2015. A nova diretoria assina um contrato de comodato com a direção do câmpus Camboriú para locação de uma sala. Montada toda a estrutura física, é contratada uma secretária para atender melhor os servidores.
Em dezembro de 2014, assina contrato com uma jornalista e desencadeia o processo da acomodação e construção do site do Sinasefe do IFC, que englobará todas as seções do Instituto Federal Catarinense. Também inicia o processo da confecção de um informativo físico mensal do Sinasefe Litoral SC.
Hoje, o Sinasefe Litoral conta com mais de 270 sindicalizadas dos Câmpus de Camboriú, Araquari, São Francisco, Brusque, Blumenau e Reitoria. O crescimento da seção demonstra a relevância das lutas em prol dos trabalhadores federais da educação técnica e tecnológica.
Sejam bem-vindos ao nosso sindicato! Contamos com vocês nessa luta!