A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) divulgou em 2020 uma websérie no YouTube denunciando a situação de emergência vivenciada pela população indígena no país. Dividida em oito episódios, a produção visa ampliar a rede de apoio e ajudar o movimento indígena no combate aos efeitos da pandemia.
A série incomodou a atual gestão da Funai. A Polícia Federal intimou, em abril de 2021, a coordenadora da Apib, Sônia Guajajara, a prestar esclarecimentos sobre a web-série que é alvo de um pedido de inquérito feito pela Funai. A acusação da Funai é que o conteúdo “difamaria” o governo federal e suas políticas voltadas aos povos indígenas. Leia mais em matéria divulgada pela Carta Capital.
Sob a gestão de Bolsonaro e Marcelo Xavier, a Funai implementa uma política anti-indigenista, marcada pela não demarcação de territórios indígenas, pela militarização sem precedentes do órgão e pela perseguição aos funcionários concursados e lideranças indígenas. Leia mais na publicação da Indigenistas Associados (INA), associação de servidoras(es) da Funai.
Assista e divulgue
Reproduzimos o material em nosso canal do YouTube e reunimos todos episódios nesta postagem, assista e compartilhe:
O YouTube impediu a divulgação do episódio 5 da série. Segundo a plataforma, o material não estaria de acordo com seus “termos de uso”. Acesse o conteúdo na página da APIB, baixe e assista.